As autoridades veterinárias gregas confirmaram em 20 de janeiro a presença de peste suína africana (PSA) numa fêmea de javali encontrada morta no distrito de Petritsi, município de Sintiki, unidade regional de Serres, no norte do país e na zona fronteira com a Bulgária e a Macedônia do Norte, países onde a doença está presente tanto em suínos domésticos quanto em javalis.
Esta constatação representa a reintrodução da doença no país, após a detecção de um único foco numa granja de suínos domésticos também localizada na unidade regional de Serres, em fevereiro de 2020, que foi erradicado sem que fossem detectados novos casos.
O Ministério do Desenvolvimento Rural e Alimentação já implementou as medidas necessárias para lidar com a doença de acordo com a legislação comunitária e nacional e acionou o Centro Nacional de Controle de Doenças e a Força-Tarefa Nacional contra a Peste Suína Africana.
Para mais informações sobre a situação da doença no mundo, não deixe de visitar nosso mapa interativo sobre casos de PSA.
23 de janeiro de 2023/ Redação 333.