O Ministério dos Assuntos Sociais, Saúde, Integração e Proteção ao Consumidor do Estado de Brandemburgo (MSGIV) relatou a presença de uma carcaça de javali com suspeita de ser positivo para peste suína africana (PSA) em Grob Glienicke, Potsdam, fora da restrição atual zonas e aproximadamente 100 km do foco mais próximo.
A carcaça está sendo analisada no Laboratório Nacional de Referência do Instituto Friedrich Loeffler (Instituto Federal de Pesquisa de Saúde Animal) em Riems (Mecklenburg-Western Pomerania).
Até o momento, as populações de suínos domésticos na Alemanha estão isentas de PSA. Diante desta situação, a Ministra da Agricultura da Alemanha, Julia Klöckner, pede mais medidas contra os javalis para manter a população de suínos domésticos livre da doença.
Entre as várias medidas para combater a propagação da doença, 63 quilômetros de cercas foram construídas ao longo da fronteira em Mecklenburg-Pomerânia Ocidental, 127 quilômetros em Brandemburgo e 56 quilômetros na Saxônia, e as cercas elétricas móveis temporárias estão gradualmente sendo substituídas por permanentes uns.
No entanto, as autoridades denunciam reiteradamente a destruição deliberada das cercas, o que representa uma séria ameaça ao sucesso do controle da epidemia, segundo declarações do ministro Klöckner.
Janeiro de 2021 / BMEL e MSGICV / Alemanha.
https://msgiv.brandenburg.de
https://www.bmel.de