O número total de casos de PSA em Brandemburgo e Saxônia agora é de 812.
O Laboratório Nacional de Referência para a peste suína africana - o Instituto Friedrich Loeffler (FLI) - confirmou a suspeita oficial de PSA em 16 javalis selvagens adicionais. Entre os casos descobertos, animais mortos também foram encontrados fora das áreas centrais existentes: no distrito de Spree-Neiße, um animal foi encontrado perto de Zelz, no lado leste da barreira fixa contra javalis ao longo do rio. Fronteira com a Polônia; perto de Werbig, no distrito de Märkisch-Oderland, a carcaça do javali deu positivo na área de risco; em Frankfurt (Oder), outro animal foi encontrado na zona norte da cidade, dentro de uma cerca elétrica erguida temporariamente.
O número de casos confirmados de PSA no Land de Brandemburgo é, portanto, de 751.
- Distrito de Spree-Neiße : 59
- Distrito de Oder-Spree : 460
- Distrito de Dahme-Spreewald : 9
- Distrito de Märkisch-Oderland : 221
- Frankfurt (Oder) : 2
A Saxônia estende as zonas de restrição para conter a PSA
Atualmente, 61 casos de peste suína africana foram confirmados na Saxônia. Devido aos surtos atuais de peste suína africana, o Land da Saxônia está ampliando as zonas de restrição no distrito de Görlitz. Os novos limites territoriais da zona de risco e da zona tampão são definidos em dois decretos gerais da direção do Land da Saxônia.
A zona de risco se estende ao sul até a Rodovia 4 e a oeste até Boxberg. A área aumenta, assim, de 322 para 989 quilômetros quadrados. No futuro, a zona tampão se estenderá ao sul até uma linha em Löbau e a oeste até uma linha imaginária dos municípios de Kubschütz, Großdubrau e Lohsa. A superfície desta área cobrirá 790 quilômetros quadrados no futuro.
11 de março de 2021 / MSGIV do Land de Brandenburg e do Ministério dos Assuntos Sociais e Coesão da Saxônia - Alemanha.
https://msgiv.brandenburg.de
https://www.sachsen.de/