O Laboratório Nacional de Referência para Peste Suína Africana (PSA), o Instituto Friedrich Loeffler (FLI), confirmou onze novos casos de PSA em javalis na sexta-feira. Dez vieram da primeira área central no distrito de Oder-Spree, em torno de Neuzelle e outro foi encontrado perto de Friedland/Klein Briesen (LOS). Portanto, no estado de Brandemburgo, há um total de 114 casos confirmados de PSA em javalis:
- Distrito de Spree-Neiße: 13
- Distrito de Oder-Spree: 94
- Distrito de Märkisch-Oderland: 7
-
Total no estado de Brandenburg: 114
Segundo a responsável da equipa de crise do PSA, Anna Heyer-Stuffer: “Com esta constatação surge uma nova situação, sobre a qual devemos agir imediatamente. As zonas de restrição serão adaptadas e expandidas em conformidade. As Forças Armadas federais realizarão uma busca rápida e específica por animais caídos perto do local. Uma nova zona central será identificada e inicialmente vedada com uma cerca elétrica, que mais tarde será substituída por uma cerca sólida.
A área antes ameaçada também será ampliada de acordo com a nova situação. O distrito de Oder-Spree ajustará o decreto geral existente sobre doenças animais, que especifica medidas concretas para as zonas de restrição.
30 de Outubro de 2020 / MSGIV /
Alemanha.
https://msgiv.brandenburg.de