A Comissão Oficial para o Controle e a Erradicação de Focos de Peste Suína Africana iniciou o plano de contingência para o controle de focos de contágio em granjas e pequenas propriedades, e anunciou que nos próximos dias a medida se estenderá para outras províncias do país.
O ministro da Agricultura, Limber Cruz, que chefia a comissão, informou que outros casos suspeitos foram detectados em três outras províncias: Monte Plata, Espaillat e San Pedro de Macorís. Nesta segunda-feira, um técnico espanhol enviado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) chega ao país com a intenção de colaborar para a eliminação do surto.
Na próxima terça-feira, por meio do Banco Agrícola, em Sánchez Ramírez, no município de Cotuí, irá começar o pagamento da compensação econômica com o preço de mercado atual aos produtores cujos suínos foram abatidos, para que não sejam afetados economicamente.
A comissão informou que em Moca identificou apenas uma fonte de contágio, por isso as autoridades continuam reforçando o plano de contingência para eliminar o vírus do território dominicano.
6 de agosto de 2021/ Ministério de Agricultura/ República Dominicana.
https://agricultura.gob.do