O laboratório nacional de referência, o Instituto Friedrich Löffler, confirmou a detecção do vírus da peste suína africana (PSA) numa carcaça de javali encontrada em 26 de novembro de 2024 na parte norte do distrito de Rhein-Hunsrück. Segundo as investigações, a carcaça foi levado à costa do Reno, cerca de 100 quilômetros a montante de uma área ativa de PSA.
Dado que o javali morto veio da zona de restrição existente da PSA e em consulta com o Ministério Federal da Alimentação e Agricultura, não serão estabelecidas novas zonas de restrição em torno da descoberta.
Para confirmar e demonstrar que não há PSA na área em redor do local, foram tomadas medidas urgentes. Após a confirmação do resultado positivo, no dia 28 de novembro de 2024, iniciou-se imediatamente a busca ativa por carcaças de javalis com drones e cães treinados. Até agora, um total de 1.850 hectares foram registrados nas margens esquerda e direita do Reno, nos distritos de Rhein-Hunsrück, Mayen-Koblenz e Rhein-Lahn. Até agora não foram encontrados mais carcaças.
29 de novembro de 2024/ Ministério da Proteção Climática, Meio Ambiente, Energia e Mobilidade da Renânia-Palatinado/Alemanha.
https://mkuem.rlp.de/