Após a detecção do primeiro caso de peste suína africana (PSA) na região italiana de Emilia-Romana em novembro de 2023, afetando um javali especificamente na província de Pacienza, durante o mês de janeiro de 2024 a doença foi detectada num animal selvagem na província de Parma, alertando os produtores do conhecido DOP "Prosciutto di Parma".
Foi no dia 19 de abril que foi confirmado o primeiro caso na chamada “área típica” de produção do “Prosciutto di Parma”, especificamente no município de Varano de' Melegari, acontecimento que tem gerado preocupação.
A «zona típica» onde se desenvolve o processo de produção do presunto «Prosciutto di Parma» inclui uma parte desta província situada pelo menos 5 km a sul da estrada denominada Via Emilia, que se estende para sul até atingir uma altitude máxima de 900 metros. Os rios Enza e Stirone constituem os limites oriental e ocidental da área, respetivamente, embora a área geográfica de onde pode ser obtida a matéria-prima seja mais ampla do que a "zona típica" e inclua o território administrativo das seguintes regiões italianas: Emilia- Romagna, Veneto, Friuli-Venezia Giulia, Lombardia, Piemonte, Molise, Úmbria, Toscana, Marche, Abruzzo e Lácio.
Este último aparecimento da doença na província de Parma levou a um aumento do nível de risco. Isto conduz a extensões nas zonas submetidas a restrições I e II do anexo I do Regulamento de Execução (UE) 2023/594.
De acordo com o Regulamento de Execução (UE) 2024/1269 da Comissão, de 29 de abril de 2024, para a província de Parma as áreas restritas abrangem as seguintes cidades:
- Zona restrita I: Lesignano de’ Bagni, Soragna, Montechiarugolo, Fontanellato, Parma, Fidenza, Fontevivo, Langhirano, San Secondo Parmense, Traversetolo, Tizzano Val Parma, Palanzano, Neviano degli Arduini, Monchio delle Corti, Corniglio.
- Zona restrita II: Sala Baganza, Fornovo di Taro, Terenzo, Collecchio, Solignano, Varano de' Melegari, Noceto, Medesano, Felino, Salsomaggiore Terme, Pellegrino Parmense, Calestano, Bore, Tornolo, Bedonia, Compiano, Albareto, Bardi, Borgo Val di Taro, Varsi, Valmozzola, Berceto.
Lembre-se que você pode encontrar mais informações sobre a situação da doença no mundo em nossa seção especial Peste suína africana.
2 de maio de 2024/ Redação 333.