Carne suína
O consumo de carne suína na UE é desafiado por preocupações com a sustentabilidade e, portanto, projeta-se que diminua em 0,4% ao ano, caindo para 30 kg em 2035.
Os sistemas intensivos de produção de carne suína provavelmente enfrentarão mais críticas sociais, contribuindo para um declínio na produção de carne suína da UE. Presume-se que a peste suína africana permaneça na UE, mas sem surtos importantes ou descontrolados.
As exportações de carne suína da UE - que aumentaram na década anterior - devem cair -338.000 t entre a média de 2022/24 e 2035 devido a uma recuperação na produção de carne suína em países asiáticos. Considerando os volumes de exportação da UE a partir de 2024, projeta-se que eles permaneçam quase estáveis até 2035.
Os preços da carne suína podem permanecer mais altos do que os níveis anteriores devido ao aumento dos custos e à redução da oferta da UE.
Outras carnes
A produção de carne bovina deve diminuir devido a preocupações com a sustentabilidade, baixa lucratividade e uma estrutura regulatória mais rigorosa. Da mesma forma, espera-se que o consumo de carne bovina diminua devido à oferta restrita e aos altos preços.
As aves podem continuar se beneficiando de uma imagem mais saudável e de um preço relativamente mais barato. Junto com mais oportunidades de exportação, isso impulsionaria a produção de aves para cima entre agora e 2035, embora a uma taxa de crescimento anual menor do que a observada na última década.
Espera-se que o declínio na produção de carne de ovinos e caprinos continue (embora com tendências diferentes entre os países da UE). Espera-se que o consumo per capita da UE permaneça relativamente estável devido a padrões de consumo sustentados relacionados a tradições culturais.
11 de dezembro de 2024/ EC (2024), EU agricultural outlook, 2024-2035.
European Commission, DG Agriculture and Rural Development, Brussels.
https://agriculture.ec.europa.eu