X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Produção global de carne deve aumentar em 2024 - Perspectiva da FAO

O crescimento é impulsionado pela demanda de aves e bovinos. A produção de carne suína deve cair.

25 Novembro 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A produção global de carne deve atingir 373 milhões de toneladas (equivalentes de peso de carcaça) em 2024, um aumento de 1,4% em relação a 2023. Esse crescimento é impulsionado por aumentos previstos na produção de carne de aves e bovina e um aumento marginal na carne ovina, enquanto a produção de carne suína deve cair ligeiramente. O aumento previsto na produção de carne de aves reflete a forte demanda do consumidor devido à sua acessibilidade, com margens operacionais favoráveis, apesar dos surtos de gripe aviária altamente patogênica em algumas das principais regiões produtoras. Para a carne bovina, o aumento esperado na oferta mundial decorre de níveis recordes de abate, principalmente no Brasil, impulsionados por um declínio nos custos de produção e uma forte demanda global de importação. Da mesma forma, a produção de carne ovina deve aumentar devido à maior disponibilidade de abate na Austrália, após uma fase de reconstrução do rebanho e forte demanda internacional. A produção global de carne suína deve cair um pouco, refletindo principalmente os esforços na China para limitar o crescimento da produção e aumentar a lucratividade do setor; no entanto, isso provavelmente será parcialmente compensado pelo aumento da produção em outros lugares.

Após dois anos de contração, o comércio mundial de carne e produtos cárneos deve atingir 41,9 milhões de toneladas em 2024, um aumento de 3,2% em relação a 2023. O crescimento esperado é impulsionado principalmente pela maior demanda por importações de carne bovina pelos Estados Unidos devido à oferta doméstica limitada, bem como pela crescente demanda do consumidor em muitos outros países importadores, auxiliada pela redução das pressões do custo de vida. Além disso, amplas disponibilidades de exportação de alguns dos principais países produtores, combinadas com a remoção de proibições comerciais relacionadas a doenças animais e tarifas reduzidas visando estabilizar os preços domésticos, provavelmente impulsionarão o comércio global de carne. Com exceção da carne bovina, as importações de carne da China devem diminuir em 2024 devido à abundância de suprimentos domésticos e à fraca demanda do consumidor em meio a um crescimento econômico mais lento do que o esperado.

Os preços internacionais da carne, conforme rastreados pelo Índice de Preços da Carne da FAO, apresentaram tendência de alta ao longo de 2024, apesar do aumento da oferta de alguns dos principais países produtores. Esse aumento foi impulsionado principalmente pela forte demanda global de importação de vários países importantes devido à oferta doméstica limitada e à melhoria das condições econômicas. Além disso, surtos generalizados de doenças em animais e tensões geopolíticas que afetam a logística do comércio global exerceram ainda mais pressão ascendente sobre os preços globais da carne.

15 de novembro de 2024/ FAO.
https://openknowledge.fao.org

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados