O Rabobank publicou o relatório "North American Agribusiness Review April 2023" pelo analista de dados, Al Griffin.
Previsão do mercado de carne suína dos EUA
O preço da carne suína nos EUA caiu 20% em relação ao ano anterior devido à queda na demanda dos frigoríficos devido à produção suficiente e menor consumo de carne suína. O Rabobank espera que os abates no segundo trimestre sejam menores do que no ano passado e os preços permaneçam estáveis. Os produtores estão atualmente operando com prejuízo, mas o Rabobank espera ver lucros no segundo e terceiro trimestres antes de retornar às perdas no final de 2023.
O preço da carne suína está em tendência de queda, junto com o consumo mais fraco. O estoque nos frigoríficos aumentou 9% em relação ao ano passado, com o bacon subindo 42%. O Rabobank espera que a queda dos preços da carne suína favoreça a estabilização do consumo durante o próximo verão.
Em fevereiro, o volume de carne suína e miúdos exportados aumentou 11% em relação ao ano passado, para 219.729 toneladas, e o valor aumentou 10%. As importações de carne suína foram 18% menores em volume. O Rabobank espera um aumento de 3% nas exportações em 2023, já que os EUA têm preços competitivos de carne suína no mercado global.
Previsão do mercado de carne suína no México
O preço da carne suína no México está 15% abaixo dos níveis de um ano atrás, devido à fraca demanda dos frigoríficos e ao baixo consumo de carne suína. O Rabobank diz que as constantes importações de carne suína a baixo preço também estão pressionando o mercado.
Apesar da moderação nos preços dos alimentos, a maioria dos produtores está operando com prejuízo. O Rabobank espera que o crescimento da produção desacelere devido ao atual desequilíbrio na oferta, embora o aumento dos preços do frango possa ajudar a estabilizar os preços.
Abril 2023/ Rabobank
https://research.rabobank.com