Produção suína: Em 2024, a China deverá produzir 695 milhões de cabeças, com um declínio anual de 3% devido a um menor plantel de matrizes em 2023 em comparação com 2022. Liquidação do rebanho como resultado dos baixos preços dos suínos e da carne suína e da persistência das doenças são as duas principais razões para o menor plantel de matrizes.
Prevê-se que as importações de suínos em 2024 sejam de 7.000 cabeças, com base em importações superiores ao esperado em 2023, apesar das difíceis condições financeiras para os produtores de suínos. As importações ainda deverão diminuir em 2024 em relação a 2023, uma vez que as dificuldades financeiras e os preços baixos continuam pesando sobre os suinocultores. Os principais fornecedores de suínos vivos para a China são os Estados Unidos, a Dinamarca e a França.
As exportações de suínos vivos em 2024 deverão ser de 1,14 milhões de cabeças, com um crescimento marginal nas exportações para Hong Kong. Hong Kong e Macau continuarão a sendo os principais destinos das exportações de suínos vivos da China.
Prevê-se que a produção de carne suína diminua 3% em 2024 devido a menos abates e menor inventário e peso de abate de suínos.
O consumo de carne suína em 2024 deverá atingir 57,8 milhões de toneladas, com um declínio de 3% ano a ano, principalmente devido à atividade econômica lenta. Embora a carne suína seja um alimento básico na China, a demanda por produtos suínos diminuiu à medida que a economia continua enfrentando desafios em 2024.
Espera-se que as importações de carne suína em 2024 cresçam marginalmente em 1,95 MMT, à medida que as importações compensam o declínio na produção doméstica de carne suína. Os elevados estoques de final de ano transportados para 2024 suprimirão as importações até que os comerciantes diminuam os seus fornecimentos. Os principais fornecedores de carne suína da China são Espanha, Brasil, Dinamarca, Holanda, Canadá e Estados Unidos.
Espera-se que as exportações de carne suína registrem um aumento marginal em 2024, em 100 mil toneladas. Hong Kong e o Japão são os dois principais destinos de exportação de produtos suínos.
08 de março de 2024/ USDA/ Estados Unidos.
https://apps.fas.usda.gov