O ministro de Meio Ambiente cumpre agenda de dois dias no Oeste do Paraná, nesta quarta-feira (9) e quinta-feira (10), para conhecer projetos de geração distribuída e de tratamento de resíduos que servirão de referência para políticas públicas do governo federal relacionadas à descarbonização da economia, como o programa Metano Zero, do Ministério do Meio Ambiente, que tem como objetivo a redução de emissões de gases de efeito estufa.
O roteiro começou na tarde de quarta-feira, nas obras da Central de Bioenergia de Toledo, município que concentra a maior produção de suínos do estado. Desenvolvida pela Itaipu Binacional com apoio da prefeitura municipal e do CIBiogás, a central vai tratar diariamente 350 m³ de dejetos de 17 propriedades rurais.
Além de permitir a autossuficiência em energia a partir de dejetos da suinocultura, o sistema neutraliza impactos ambientais e gera benefícios econômicos a partir da venda de energia para a rede pública e, futuramente, com a obtenção de créditos de carbono.
PR: Ministério do Meio Ambiente incentiva biogás a partir de dejetos de suínos
09 de março de 2022 /ITAIPU /Brasil.
https://www.itaipu.gov.br