X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Polônia: Surtos de PSA em suínos no primeiro semestre de 2024

Até ao final de junho de 2024, tinham sido confirmados 12 focos de PSA em suínos.

Distribuição dos surtos de PSA na Polônia em 2024. Fonte: Inspeção Veterinária
Distribuição dos surtos de PSA na Polônia em 2024. Fonte: Inspeção Veterinária
8 Julho 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A Peste Suína Africana (PSA) não foi notificada em suínos domésticos nos primeiros cinco meses de 2024. O primeiro foco do ano foi confirmado em 4 de junho numa granja com 10 suínos em Zadębce, município de Trzeszczany, condado de Hrubieszów, província de Lubelskie.

Os surtos subsequentes de PSA ocorreram distantes uns dos outros; o segundo foco localizou-se a várias centenas de quilômetros do primeiro, na aldeia de Sobiewola, no município de Kisielice, condado de Iława, província de Vármia-Masúria, e afetou 146 suínos. O terceiro foco de PSA ocorreu numa granja com 34 animais em Nieznañ, município de Stare Czarnowo, condado de Gryfino, província da Pomerânia Ocidental. Eles foram confirmados em 7 de junho.

O quarto e o quinto focos ocorreram em Długa Goślina, no município de Murowana Goślina, condado de Poznan, província da Grande Polónia, com 34 e 102 suínos, respetivamente, e também foram confirmados em 7 de junho.

O sexto foco de PSA foi confirmado em 12 de junho numa granja que mantinha 600 suínos, localizada na aldeia de Szwarcenowo, município de Biskupiec, distrito de Novomiejskiy, província de Vármia-Masúria, e poucos dias depois, em 14 de Junho, a doença foi confirmada em no mesmo município, na aldeia de Czachówki, que foi o sétimo surto. A granja mantinha 425 suínos.

O oitavo foco foi confirmado no dia 16 de junho, numa granja que mantinha 125 suínos na aldeia de Rogozno, no município de Rogozno, no distrito de Oborniki, na província da Grande Polônia.

O nono surto foi confirmado em 16 de junho na aldeia de Czachówki, onde ocorreu o sétimo surto. A granja mantinha 25 animais. Outro, o décimo surto, foi confirmado em 18 de junho numa granja onde eram mantidos 540 suínos, novamente na aldeia de Szwarcenowo.

O décimo primeiro surto foi confirmado em 21 de Junho numa granja com 659 suínos em Budziska, município de Połajewo, condado de Czarnkowsko-Trzcianecki, província da Grande Polônia.

O décimo segundo surto ocorreu numa granja que mantinha 28 suínos, localizada na aldeia de Iłża, município de Iłża, condado de Radom, província de Mazowieckie, no dia 28 de junho.

Clique aqui para ver o nosso mapa interativo dos surtos de PSA em todo o mundo.

Julho de 2024/ Equipe 333 baseada em dados da Inspeção Veterinária /Polônia.
www.giw.pl

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 148925 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags