O foco do PSA número 4 em 2020 foi notificado numa granja onde eram mantidos 24 animais, em Ratowice, na comunidade de Lipno, Leszno poviat, voivodato Maior. A granja está localizada em uma área protegida (parte I do anexo da Decisão de Execução n.º 2014/709/UE da Comissão).
Este surto está localizado em uma região onde foram encontrados muitos javalis mortos nos quais o PSA foi confirmada. O foco está localizado a cerca de 130 km da fronteira alemã.
Este é o segundo surto de PSA nesta província. O primeiro foi encontrado em abril deste ano em uma granja com mais de 10.000 suínos.
A chamada zona azul é determinada dentro de um raio de cerca de 3 km do foco do PSA. A transferência de suínos para outras granjas ou frigoríficos só será possível após o veterinário oficial emitir um certificado sanitário. Após a obtenção desses documentos, os suínos podem ser transferidos diretamente para outro local dentro desta zona. No máximo 24 horas antes do transporte, os animais devem ser examinados por um veterinário oficial.
16 de junho de 2020 / GIW / Polônia. www.wetgiw.gov.pl