O parecer científico publicado é o mais recente de uma série de avaliações atualizadas sobre o bem-estar dos animais no abate solicitadas pela Comissão Europeia. Nele, a EFSA propõe medidas para enfrentar os riscos de bem-estar animal mais comumente associados ao abate de suínos utilizados na produção de alimentos.
O novo parecer fornece uma visão abrangente de todo o processo de abate, desde a chegada e descarga dos animais, passando pelo atordoamento, até o sangramento e o abate. Ele identifica uma série de riscos que dão origem a problemas para o seu bem-estar, como estresse por calor, sede, um longo período de fome e dificuldade em respirar, e propõe medidas preventivas e corretivas, na medida do possível.
Como na opinião anterior sobre aves, a maioria dos riscos (29 em 30 identificados) são uma consequência da falha humana devido a fatores como falta de treinamento e fadiga. Podem ser tomadas medidas preventivas para todos os perigos, de acordo com a EFSA, que identificou que o manejo no frigorífico desempenha um papel crucial na prevenção.
Parecer científico da EFSA: Bem-estar dos suínos no abate
17 de junho de 2020 / EFSA / União Europeia.
https://www.efsa.europa.eu