A BEUC e os seus membros apelam à Comissão da UE para que preste atenção às preocupações dos consumidores e cumpra o seu compromisso com o bem-estar animal, propondo novas leis e atualizando as existentes.
As principais conclusões da pesquisa são:
- Quase 9 em cada 10 consumidores apoiam novas leis para melhorar o bem-estar dos animais de criação na UE, tais como proporcionar mais espaço para viver, proibir sistemas de gaiolas e mutilações.
- Os consumidores querem saber mais sobre como os animais de criação são criados e necessitam de uma rotulagem fiável.
- A transição para sistemas superiores de bem-estar dos animais de criação deve ser justa para os agricultores e consumidores.
Mais descobertas:
- Melhor rotulagem: 3 em cada 4 (72%) consumidores desejam que a abordagem de rotulagem do método de produção seja alargada a outros produtos além dos ovos.
- Falta de conhecimento: Mais de 6 em cada 10 consumidores sentem que têm um baixo nível de conhecimento sobre práticas de bem-estar animal. Os testes que realizamos confirmam isso e mostram que tendem a superestimar e subestimar as condições de bem-estar.
- Apoio aos agricultores: Os consumidores concordam (78%) que as importações de produtos de origem animal devem estar sujeitas aos mesmos padrões de bem-estar que os produzidos na UE.
- Uma grande maioria (74%) gostaria que a UE fornecesse financiamento aos agricultores para implementarem normas mais rigorosas de bem-estar animal.
- Não à “lavagem do bem-estar”: Os consumidores têm pouca confiança nas alegações das empresas sobre o bem-estar dos animais e 84% reagiriam negativamente a este aspecto.
- É necessário apoio financeiro: 7 em cada 10 consumidores estão dispostos a pagar mais por padrões mais elevados de bem-estar animal, embora em graus variados (até 5% para apenas metade dos que estão dispostos a pagar mais).
- Embora uma grande maioria dos consumidores considere importante melhorar as normas de bem-estar animal, a UE e os governos nacionais devem garantir que os custos desta transição sejam partilhados de forma equitativa e não sejam suportados apenas pelos consumidores.
27 de fevereiro de 2024/ BEUC/ União Europea.
https://www.beuc.eu