O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Víctor Villalobos Arámbula, qualificou como histórica a união entre a Confederação dos Produtores de Carne Suína Mexicanos (CPM) e a Organização dos Produtores de Carne Suína do País (Oporpa) para formar a Organização dos Produtores de Carne Suína Mexicanos (Opormex).
Segundo declarações de Villalobos, os benefícios incluem a integração da cadeia de valor em uma única organização, a possibilidade de promover a suinocultura mexicana em nível nacional e internacional; desenvolver a atividade produtiva para ser mais eficiente e sustentável; aplicar um modelo de melhoria abrangente que considere a formação e o bem-estar dos produtores e a saúde animal e a certificação e inovação tecnológica em todas as etapas da produção, da genética ao consumo.
O presidente do Conselho de Administração da Opormex, Heriberto Hernández Cárdenas, destacou que a criação do novo órgão representa a consolidação de uma grande indústria e as bases para o seu crescimento decisivo.
É um grupo, explicou, liderado por produtores, com transparência e visão empresarial, que visa a rentabilização da pequena, média e grande suinocultura para promover o desenvolvimento das comunidades mais carenciadas do país onde esta atividade é praticada.
Por sua vez, Marilú Ábrego, secretária do Conselho de Administração da Opormex, indicou que vão propor políticas públicas em temas como saúde e segurança, bem como regulamentos e enquadramento legal, de forma a dar segurança à atividade produtiva, tudo isto, acrescentou, sem descuidar da proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
Ele garantiu que a Opormex pretende trabalhar com organizações internacionais afins, como a Organização Ibero-Americana da Pecuária Suína (OIPORC) e o Conselho Latino-Americano de Proteína Animal, gerando um diálogo construtivo, a fim de privilegiar as alianças de que os produtores precisam para fortalecer o setor.
12 de agosto de 2020 / SADER / México.
https://www.gob.mx/agricultura