Os antimicrobianos que são clinicamente importantes para a medicina humana devem ser preservados, reduzindo a sua utilização em setores não humanos. A lista da OMS de antimicrobianos de importância médica para a medicina humana (Lista MIA da OMS) é uma ferramenta de gestão de risco que pode ser usada para apoiar a tomada de decisões para minimizar o impacto do uso de antimicrobianos em setores não humanos.
A Lista MIA da OMS foi criada para orientar os esforços de gestão antimicrobiana nos níveis internacional, nacional e subnacional (local, estadual, provincial). Complementa o quadro e livro sobre antibióticos WHO AWaRe (Acesso, Monitoramento, Reserva), que fornece orientações sobre a utilização adequada de antibióticos essenciais no setor da saúde humana.
A lista classifica classes de antimicrobianos de acordo com a sua importância para a medicina humana e de acordo com o risco de RAM e as possíveis implicações para a saúde humana da sua utilização em setores não humanos: criticamente importantes, muito importantes e importantes para a medicina humana. A publicação pretende servir como uma ferramenta de referência para apoiar a tomada de decisões dos reguladores nacionais e dos decisores políticos nos ministérios da saúde e da agricultura, das autoridades responsáveis pela regulação, monitoramento e garantia do uso responsável e prudente de antimicrobianos, e dos prescritores profissionais em diferentes setores.
Lista da OMS de antimicrobianos de importância para a medicina humana
8 de fevereiro de 2024/OMS.
https://www.who.int