O pré-congresso do IPVS 2022 incluiu apresentações sobre 6 eixos centrais relacionados à indústria: reprodução, antimicrobianos, resposta imune de mucosas e vacinologia, nutrição, peste suína africana e agronegócio. Os temas foram abordados por profissionais de renome internacional e apreciados pelo público graças ao fato de todos assistirem a um painel de discussão ao final de cada bloco.
Um dos destaques foi a sessão de agronegócios que reuniu diversos líderes do setor, que discutiram os desafios e inovações para a suinocultura que marcaram o padrão local e global, destacando a sustentabilidade como um dos principais temas. Nesse sentido, José Antônio Ribas, diretor de gestão e sustentabilidade da JBS/Seara e presidente do Sindicarne concluiu em uma frase um dos grandes apelos aos produtores: "Não há nada que contribua mais para a sustentabilidade do que a eficiência".
Durante o discurso formal de abertura do congresso que aconteceu no final do pré-congresso, Fernanda Almeida, presidente do IPVS 2022, falou da resiliência do setor e do valor da união da indústria que permitiu que o evento fosse realizada mesmo após enfrentar uma crise de saúde em nível global.
Entre os aspectos a destacar, a apresentação de mais de 400 pôsteres, dos quais cerca de 120 selecionados. Roberto Guedes, diretor do comitê científico do IPVS, destacou a participação e o valor dos trabalhos acadêmicos como contribuição para o desenvolvimento de o setor.
Redação Departamento de Conteúdos 333 América Latina.