A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) recebeu nova notificação do Brasil referente a 9 novos casos de Peste Suína Clássica (PSC) no norte do Ceará. Conforme material divulgado pela OIE os nove animais diagnosticados com a doença estavam em uma pequena propriedade. Dos 9 animais 8 vieram a óbito e um animal foi abatido.
A fonte do evento ou origem da infecção ainda é desconhecida. A suspeita foi detectada durante uma vigilância passiva. Investigações ainda estão em andamento para identificação da origem e vínculos epidemiológicos. As medidas de contenção da doença serão implementadas com o abate de animais existentes na propriedade e contatos na mesma unidade epidemiológica. Ceará não faz parte da zona livre de PSC do Brasil e há restrições de movimento de animais e produtos entre esta zona e a zona franca.
No Brasil, a zona livre da doença comporta 15 Estados (RS, SC, PR, MG, SP, MS, MT, GO, DF, RJ, ES, BA, SE, TO, RO e AC) além do Distrito Federal. A região livre de PSC concentra mais de 95% de toda a indústria suinícola brasileira e não registra casos desde janeiro de 1998.
O documento da OIE está disponível clicando em: Notificação da OIE
11 de outubro de 2021. Redação 333 a partir de dados de OIE.