Organizações internacionais se reuniram para apresentar o novo Grupo de Especialistas de Alto Nível da One Health para entender melhor como as doenças que podem desencadear uma pandemia aparecem e se espalham.
O Grupo irá assessorar as quatro organizações internacionais - Organização Mundial da Saúde (OMS), FAO, Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) - no desenvolvimento de um plano de ação global de longo prazo direcionado na prevenção de surtos de doenças como a gripe aviária H5N1, síndrome respiratória do Oriente Médio, doença pelo vírus Ebola, doença pelo vírus Zika e, possivelmente, doença pelo vírus coronavírus (COVID-19). Três quartos de todas as doenças infecciosas emergentes têm origem em animais.
Os primeiros passos principais serão analisar sistematicamente o conhecimento científico sobre os fatores que determinam a transmissão de uma doença de animais para humanos e vice-versa, realizar uma avaliação de risco e desenvolver estruturas de vigilância, identificar lacunas na capacidade e concordar em boas práticas para prevenir e se preparar para surtos de doenças zoonóticas.
O Grupo irá orientar o desenvolvimento de um novo programa de pesquisa dinâmico e formular recomendações factuais para ação nos níveis global, regional, nacional e local.
20 de maio de 2021/ FAO.
http.//www.fao.org