Uma nova maternidade de leitões em Laranjeiras do Sul, no Paraná, promete potencializar ainda mais a suinocultura. O lançamento da Agro Laranjeiras, nova empresa de desmamados que fará um investimento inicial de R$ 377 milhões no Estado foi realizado no dia 10 de setembro. O governo do estado irá custear a compra do terreno onde a fábrica será instalada, mediante transferência de recursos para a prefeitura municipal. O projeto será edificado em uma área de 117 alqueires ou 2.831.400 metros quadrados. A administração local, por sua vez, executará as obras de infraestrutura para a construção.
A Agro Laranjeiras será especializada na produção de leitões, que são criados até os 25 dias de vida. Na sequência, eles serão encaminhados para as empresas parceiras, que vão engordar os animais para o abate em frigoríficos. A unidade já possui duas empresas parceiras que vão realizar a segunda parte do processo: Globoaves e Cooperativa Agroindustrial Lar.
A nova indústria contará com duas unidades produtoras de leitões desmamados, com capacidade de 31,2 mil matrizes e um sítio para abrigar as leitoas que aguardam nova inseminação, somando 130 mil metros quadrados de área voltada à produção suína. A estimativa da Agro Laranjeiras é de produzir 20 mil leitões desmamados por semana, o que totaliza cerca de um milhão de leitões desmamados por ano. A expectativa de faturamento anual é de aproximadamente R$ 200 milhões. Do total de leitões, 500 leitoas serão escolhidas para gerar novos animais. Ao final do processo, a expectativa é chegar a 4.700 suínos abatidos por dia, durante cinco dias da semana. Considerando um peso médio de abate de 125 quilos, serão fornecidos 974.643 suínos e 121.830.275 quilos de suíno anualmente. Essa produção será em grande parte realizada no próprio município de Laranjeiras do Sul, favorecendo o desenvolvimento da região.
10 de setembro de 2021/ Governo do Paraná.
https://www.aen.pr.gov.br/