X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Museu do suíno: mais de 30 mil itens relacionados à suinocultura

O espaço que fica no Rio Grande do Sul recebe 700 visitantes por ano

5 Março 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Você já ouviu falar do Museu no Suíno? Localizado em Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul, o espaço abriga mais de 30 mil itens relacionados a suínos e a suinocultura. Lá os visitantes encontram miniaturas, brinquedos, estatuetas, cofres, moedas, livros, filmes, cartões postais, itens de casa como panos de prato, canecas e tapetes, produtos alimentícios, itens de uso veterinário ou de manejo, ossos de suínos e também animais taxidermizados. Tem até uma joia de cristal Swarovski em formato de suíno. O responsável por esse acervo é o médico veterinário, Hiran Kunert, juntamente com sua esposa Sandra Pfuller, que ele conquistou após presenteá-la com uma porquinha de estimação durante o pedido de namoro.

O amor do veterinário por suínos nasceu há muito tempo, em 1975, quando Hiran ganhou a primeira peça da coleção, uma porquinha, presente de uma tia. Durante 40 anos trabalhou com o animal, e teve a ideia de criar o Museu quando dava aulas de suinocultura na Faculdade de Veterinária da UNOESC em Xanxere (SC) em 2005.

Além disso, o Museu também tem como objetivo resgatar e preservar a história da suinocultura, desmitificar o suíno e incentivar a sua criação e o consumo de seus produtos. Hiran conta com o auxílio de vários entusiastas para a realização desta missão, que doam itens relacionados a suínos vindos de todo o mundo, inclusive da ABCS que garantiu um espaço nas prateleiras de exibição doando três livros produzidos pela Associação: O Grande Livro da Carne Suína, Produção de Suínos e agora em 2021, o título mais recente elaborado em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Suinocultura: uma saúde e um bem-estar.

Antes da pandemia o espaço costumava receber cerca de 500 a 700 visitantes por ano, que segundo o Hiran, se impressionavam principalmente com a Sala de Utilidades e Curiosidades, pois se surpreendiam com a quantidade de usos, para além dos produtos alimentícios, que os suínos tem na sociedade. Outro sucesso garantido eram as peças taxidermizadas. Hoje o espaço se encontra temporariamente fechado em decorrência da pandemia de Covid-19, mas tem previsão de reabertura em março deste ano. Enquanto isso, os interessados podem visitar as cinco salas de exibição através do site e matar um pouco da curiosidade.

04 de março de 2021 / ABCS / BRASIL.
http://abcs.org.br/

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 157386 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags