X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

MS: exportações do agro crescem e somam a balança comercial do Estado

A carne suína apresenta uma perspectiva de crescimento no mercado interno mas nas exportações já aparece em alguns mercados internacionais como Hong Kong.

10 Setembro 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Mato Grosso do Sul terminou agosto com saldo de US$ 2,816 milhões na balança comercial, montante 32% maior que o verificado nos oito primeiros meses de 2019. As exportações de soja contribuíram para o aumentando, chegando a representar 36,5% de todos o volume exportado em 2020.

As exportações de soja cresceram 58,6% em relação ao mesmo período do ano passado, devido à expansão no volume enviado a outros países, que somou 4,4 milhões de toneladas entre janeiro e agosto deste ano.

Outros destaques no primeiro de semestre de 2020 foram as exportações de óleos e gorduras vegetais e animais, que cresceram 135,73% em relação ao mesmo período; as de açúcar, que aumentaram 263,51% e as de ferro-gusa, que subiram em 325%.

Com relação às exportações de proteína animal, “a carne bovina está praticamente estabilizada. Tivemos a perda de alguns credenciamentos durante a pandemia, em função principalmente do mercado chinês, mas isso deve ser retomado. Há também a questão da falta de bovinos para que a gente possa fazer o abate, mas a perspectiva é de crescimento”, afirmou o secretário Jaime Verruck.

“Na carne de aves nós estamos 18% acima do ano passado. Também tivemos intercorrências em função da pandemia que resultaram em descredenciamento, mesmo assim o setor expandiu suas exportações. Na carne suína, temos uma perspectiva de crescimento no mercado interno mas nas exportações já aparecemos em alguns mercados internacionais como Hong Kong”, completou.

A China segue como principal destino das exportações de Mato Grosso do Sul, com 50,88% do total exportado, seguida pela Argentina (4,45%) e Estados Unidos (4,01%). Três Lagoas lidera os municípios exportadores, embora o destaque seja para o segundo, Dourados que expandiu 101% suas exportações principalmente devido às exportações de soja.

08 de setembro de 2020 / SEMAGRO / Brasil.
www.semagro.ms.gov.br

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 153930 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags