Para que médicos e produtores veterinários forneçam adequadamente suprimentos e medicamentos para animais terrestres e aquáticos, o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural incentiva o uso de boas práticas nas unidades de produção, ajudando assim a preservar a segurança alimentar e combater a resistência antimicrobiana.
Por meio do Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Agroalimentar (Senasica), a agência federal lidera um grupo de trabalho com instâncias do setor Saúde para elaborar estratégias e programas que levam a ações para melhorar a produção de alimentos saudáveis e seguros para consumidores mexicanos.
Este trabalho interinstitucional também projeta a atualização dos padrões oficiais mexicanos que contêm as especificações para regular produtos químicos, farmacêuticos, biológicos e alimentares para o uso e consumo de animais.
Da mesma forma, o grupo pretende estabelecer diretrizes para a classificação e prescrição de produtos farmacêuticos veterinários para controlá-los e minimizar o risco envolvido no uso de alguns ingredientes ativos.
A Senasica opera campanhas de informação destinadas aos produtores para promover a certificação de boas práticas e reduzir o risco de produtos de origem animal conterem contaminantes físicos, químicos ou microbiológicos e, assim, evitar doenças transmitidas por alimentos.
02 de agosto de 2020 / SADER / México.
https://www.gob.mx