No encontro virtual, o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Víctor Villalobos Arámbula, destacou a importância da atuação conjunta para fortalecer a visão de uma suinocultura nacional produtiva, sustentável e inclusiva e intensificar o comércio nacional e internacional.
Produtores, agroindústrias e autoridades concordaram em formar um grupo que fará o acompanhamento em temas como:
- a homologação de protocolos sanitários nacionais e internacionais,
- normas e questões técnicas para a certificação de vestígios do Tipo de Inspeção Federal (TIF)
É necessário um plano na fase pós-pandémica, com orientações e esquemas de recuperação econômica, mudança de hábitos de consumo, gestão das compras consolidadas de insumos e disponibilidade de grãos nacionais como milho e sorgo, disse.
Acompanhado do coordenador geral da Pecuária, Arturo Macosay Córdova, o secretário instou todos os atores da suinocultura mexicana que devem continuar trabalhando na diversificação dos mercados agrícolas, com o apoio dos Ministérios da Economia e das Relações Exteriores, por meio de suas representações internacionais.
Colocou à disposição dos suinocultores as instalações, infraestrutura e estudos em saúde e genética animal do Instituto Nacional de Pesquisa Florestal, Agropecuária (INIFAP) para promover a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a capacitação do agronegócio suíno mexicano.
.
11 de março de 2021 / SADER / México.
https://www.gob.mx/agricultura