Durante a reunião, ambos os responsáveis destacaram a importância de facilitar o comércio e unir os setores produtivos para aumentar o intercâmbio comercial, gerar novas oportunidades de negócios e aproveitar a complementaridade dos seus mercados, mantendo elevados padrões de saúde.
As áreas de cooperação acordadas incluem sustentabilidade, inovação agroalimentar, ciência e tecnologia e inclusão. Será dada especial atenção à facilitação do comércio para os povos indígenas e indígenas, com o objectivo de gerar bem-estar e prosperidade partilhados.

O secretário Berdegué destacou que o Canadá é um parceiro estratégico do México no fornecimento de produtos essenciais e manifestou interesse em diversificar as importações de grãos básicos, bem como em promover a venda direta de produtos mexicanos ao mercado canadense.
Por sua vez, o Ministro Blois destacou que o México é um parceiro fundamental para o Canadá e enfatizou a oportunidade de aprofundar a relação bilateral. Indicou que uma das suas prioridades é facilitar e agilizar o intercâmbio comercial de produtos agroalimentares, simplificando os procedimentos administrativos, sem comprometer o estado de saúde.
Ambos os países concordaram que o Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Agroalimentar (SENASICA) do México e a Agência Canadense de Inspeção Alimentar (CFIA) continuarão a colaborar estreitamente para garantir a segurança e a qualidade dos produtos agroalimentares trocados.
Esta reunião reafirma o compromisso do México e do Canadá de trabalharem juntos para fortalecer a cooperação bilateral no setor agroalimentar, promovendo práticas sustentáveis, a inovação e a inclusão das comunidades indígenas no comércio internacional.
21 de março de 2025 | Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural | México | https://www.gob.mx/agricultura/