INPC
- Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) referente ao mês de setembro, a inflação geral apresentou variação anual de 4,5%.
- O subíndice alimentação, bebidas e fumo aumentou 6,1% em setembro, taxa bem inferior à observada no mesmo mês de 2022 (14%).
- Especificamente para o subsetor pecuário, houve novamente variações anuais ascendentes nos itens frango (0,7%) e carne bovina (2,2%), enquanto os preços dos ovos e da carne suína diminuíram para proporções de 4,1 e 1,4%, respectivamente.
- O preço da carcaça suína para agosto aumentou 6,9% em relação ao mesmo mês de 2022, atingindo MXN 51,28/kg, enquanto os valores das carcaças bovina e de frango representaram aumentos de 4,3 e 4,5% respectivamente.
Preços ao produtor
- Em setembro, o preço médio nacional sofreu uma queda de 2,0% em relação à média de agosto, passando de MXN 35,7 para MXN 35,0/kg, respectivamente. Por outro lado, o mercado de Sonora foi o que apresentou a maior descida no seu nível de preços (2,2%), enquanto Guanajuato e Jalisco registaram ligeiras quedas de 0,2 e 0,3% respectivamente.
Redação Departamento de Economia e Inteligência de Mercados 333 América Latina com dados de Serviço de Informação Agroalimentar e Pesqueira (SIAP).https://www.gob.mx/siap Grupo Consultor de Mercados Agrícolas (GCMA). https://gcma.com.mx/