O Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Víctor Villalobos Arámbula, realizou reuniões com as cadeias nacionais de produção de bovinos e suínos, com o objetivo de coordenar o trabalho e rever ações conjuntas nesta etapa da emergência sanitária para garantir a produção de proteína animal e suprimento em mercados nacionais e internacionais.
Especificamente, Villalobos Arámbula e representantes da cadeia mexicana de suínos estabeleceram ações para promover a produção e o consumo doméstico e aumentar a exportação de carne suína para os mercados asiáticos.
Eles concordaram em estabelecer conversas com a Associação Nacional de Autoatendimento e Lojas Departamentais (ANTAD) para a venda de carne mexicana e explorar a possibilidade de agências federais comprarem produtos nacionais, além de protocolos contínuos para expandir a comercialização de carne suína para a China. .
O Secretário Villalobos Arámbula propôs aos membros da Organização dos Criadores de Porcos do País (OPORPA) e da Confederação dos Criadores de Porcos do México (CPM) avaliar a oferta de proteína animal nos países da América Central e do Caribe nessa situação de emergência, pois abre a possibilidade de exportar carne para países como El Salvador e Honduras.
14 de abril de 2020 / SADER / México.
https://www.gob.mx