Produção de suínos segue em recuperação, preços começam a cair
Desde o terceiro trimestre, com a contínua recuperação da produção de suínos vivos e abastecimento do mercado, os preços da carne suína passaram de alta para queda. Desde o final de julho, eles mantiveram a tendência de pequenas oscilações e quedas por mais de dois meses consecutivos. De acordo com o monitoramento do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais, na segunda semana de outubro de 2020, o mercado atacadista nacional de carne suína atingiu a média de 44,42 yuans por quilo, queda de 2,9% no mês e 9,5% no ano.
De acordo com estatísticas da Administração Geral das Alfândegas, as importações de carne suína de janeiro a agosto foram de 2,91 milhões de toneladas, um aumento ano-a-ano de 133,7%, que ultrapassou o total das importações de carne suína em 2019.
Com a melhoria da prevenção e controle da COVID-19, as atividades sociais e econômicas têm se recuperado de forma constante, e a demanda por carne suína deve aumentar gradualmente até um nível normal. O quarto trimestre é a alta temporada para o consumo tradicional de carne suína. A tensão entre a oferta e a demanda diminuirá gradualmente e há pouca possibilidade de que os preços da carne suína aumentem ou caiam drasticamente.
Preços do trigo aumentando de forma constante
Com o apoio de vários fatores favoráveis, os preços do trigo aumentaram de forma constante. O preço do milho subiu largamente e a demanda por ração de trigo aumentou, o que tem um impacto significativo sobre os preços. Devido ao impacto da pandemia da COVID-19, as expectativas de alta do mercado aumentaram, alguns grandes produtores e comerciantes de grãos estão relutantes em vender e as fontes de grãos de curto prazo estão restritas.
Desde meados de julho, o estado aumentou o preço mínimo de compra do trigo e o mercado tem oferta suficiente de grãos. Em setembro, o trigo ordinário no Mercado Atacadista de Grãos de Zhengzhou foi de 1,20 yuans por catty, um aumento de 0,7% em relação ao mês anterior e 5,9% a mais que no mesmo período do ano passado. Atualmente, o estoque total de trigo do país excede o consumo de um ano, e a capacidade do governo de regular as reservas pode garantir totalmente o fornecimento de rações no mercado.
De acordo com estatísticas alfandegárias, as importações de trigo aumentaram significativamente de janeiro a agosto. As importações acumuladas de trigo da China foram de 4,99 milhões de toneladas, um aumento de 137% em relação ao mesmo período do ano passado (janeiro a agosto).
Milho e soja
Impulsionado pelo crescimento da demanda e pela especulação do mercado, o preço do milho continuou a subir. Em agosto, o preço médio de atacado na área de produção e na área de vendas atingiu 2.270 yuans e 2.444 yuans por tonelada, respectivamente, mas o preço mostrou uma certa queda sazonal. O preço médio mensal no atacado em setembro foi de 2.222 yuans por tonelada, uma queda de 2,1% em relação ao mês anterior. O preço deverá permanecer estável no curto prazo ou cair ligeiramente.
Desde agosto, o preço da soja nacional caiu de um nível elevado. Em 25 de setembro de 2020, os leilões de soja da Reserva Estadual totalizaram 1,188 milhão de toneladas, das quais 998.000 toneladas foram vendidas no terceiro trimestre. A oferta do mercado doméstico de soja aumentou significativamente. Como a produção de soja deve continuar se recuperando este ano, os preços podem continuar caindo em relação aos níveis elevados.
15 de outubro de 2020 / Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais / China.