O Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Agroalimentar (Senasica) e o Conselho Nacional de Agricultura (CNA) fortalecerão o acordo firmado em 2020 para que os produtores mexicanos se envolvam mais nos programas de segurança, sanidade vegetal e animal operados pelo Governo do México .
Este acordo vai ajudar um maior número de produtores organizados a aderir às ações realizadas pelos técnicos do órgão do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural para garantir a geração de alimentos saudáveis e seguros, bem como para prevenir a introdução e dispersão de pragas e doenças que podem colocar em risco a agricultura, pecuária, pesca e aquicultura no México.
O Senasica especificou que, para evitar riscos na indústria e na produção agroalimentar do país, como parte do acordo, serão reforçadas as campanhas para os produtores com o objetivo de notificar imediatamente os surtos de doenças detectadas em suas propriedades. Além disso, trabalhar-se na criação de um fundo de risco para às contingências de saúde.
Outros temas que as equipes trabalharão de forma coordenada são: garantir a rastreabilidade dos alimentos desde a origem até o ponto de venda, fortalecer a fiscalização fitossanitária e zoosanitária, aumentar a capacitação dos produtores, principalmente os de pequeno e médio porte, bem como promover e monitorar o uso e manejo adequado de defensivos agrícolas.
6 de agosto de 2021/ SENASICA/ México.
https://www.gob.mx/senasica