As autoridades veterinárias da Letônia confirmaram o primeiro foco da PSA em suínos domésticos este ano. O surto foi confirmado em uma granja de Gudenieku, região de Kuldīga, Krauļi, em 7 de junho de 2020. No surto, havia 31 animais suscetíveis, dos quais 3 foram confirmados. O último foco de PSA no mercado doméstico na Letônia foi confirmado em 5 de julho de 2019 no distrito de Durbe.
Este ano, foram detectados os casos mais próximos de PSA em porcos domésticos na Letônia na Lituânia (1 surto) e Polônia (5 surtos).
O Serviço Alimentar e Veterinário (SAV) está tomando as medidas necessárias para combater a doença, incluindo a destruição de animais suscetíveis. Uma zona de proteção em um raio de três quilômetros e uma zona de vigilância em um raio de dez quilômetros ao redor da fazenda afetada foram designadas. Os criadores de suínos domésticos na zona de proteção e vigilância são lembrados de que é proibido mover animais de uma fazenda para outra, bem como mover porcos ou carne de porco fora dessas zonas. A FVS também lançou uma investigação epidemiológica para determinar como a doença entrou na fazenda.
Em relação aos casos de PSA em javalis, a maioria dos surtos está localizada na área de Kurzeme e 165 casos foram confirmados até agora este ano.
14 de julho de 2020/ Redação 333