O Laboratório de Saúde Animal (LSA) do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), implementou, neste mês, um novo escopo de atividades, o diagnóstico de Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suínos (PRRS), em atendimento a uma solicitação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O objetivo é a realização do teste sorológico de triagem (ELISA) para promover a vigilância ativa da doença em Minas Gerais. A medida contribui para comprovar a ausência de circulação viral no estado, aumentando as chances de detecção precoce de casos ou de reações sorológicas compatíveis com ocorrência de transmissão da doença.
No Brasil, a PRRS nunca foi registrada e o país adota procedimentos para mitigar o risco de introdução desta doença. O novo escopo implantado no LSA impacta positivamente a defesa agropecuária no estado, pois trará mais eficiência na execução das medidas estabelecidas no Plano integrado de Vigilância.

As amostras processadas no LSA serão enviadas pelos fiscais agropecuários seguindo um cronograma e uma amostragem estabelecidos pelo Mapa em conjunto com a Gerência de Defesa Sanitária Animal. Caso haja alguma amostra inconclusiva ou positiva detectada no LSA, a mesma será enviada ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Pedro Leopoldo (MG) para realização do teste confirmatório.
25 de maio de 2023 /IMA /Brasil.
http://www.agricultura.mg.gov.br