O Instituto Zooprofilático Experimental de Umbria e Marche, centro de referência para pestivírus, confirmou a presença de PSA nas amostras suspeitas de carcaças de javali encontradas em Fraconalto (AL), a 20 km do primeiro caso confirmado, em Isola del Cantone (GE).
Diante das novas confirmações, o Ministério da Saúde estabeleceu uma nova zona contaminada que afeta 114 municípios nas províncias de Alexandria, Gênova e Savona, nas regiões de Piemonte e Liguria (Fig. 1) e decidiu suspender todas as atividades de caça na área e limitando as atividades nas regiões vizinhas (Emilia, Lombardia e Toscana). Foi criada uma zona tampão perimetral de, pelo menos, 6 km, onde é intensificada e reforçada a vigilância passiva de javalis, incluindo a realização de buscas ativas de carcaças, incentivando e acelerando o abate de suínos em criações familiares, intensificando e reforçando a vigilância de animais sensíveis e reforçando a fiscalização e verificação das condições de biossegurança das explorações.


De acordo com o resultado do PCR realizado pelo Laboratório Nacional de Referência de Perugia nas amostras do primeiro caso confirmado, o vírus encontrado pertence ao genótipo 2, que circula na Europa e Ásia e que difere do aquele que circula endemicamente na ilha da Sardenha, que pertence ao genótipo 1.
12 de janeiro de 2022. Redação 333.