A indústria suinícola indonésia foi afetada negativamente pela peste suína africana (PSA), que é prevalente em regiões com populações significativas de suínos domésticos, como a província de Kalimantan Ocidental. Em resposta a isto, o Ministério da Agricultura da Indonésia (MoA), juntamente com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e apoiado pelo Ministério da Agricultura, Alimentação e Assuntos Rurais (MAFRA) da República da Coreia, lançou o Programa comunitário de intervenção em biosseguridade contra a peste suína africana (CABI). Após a implementação bem-sucedida do programa piloto CABI em Sulawesi do Norte, a iniciativa foi expandida para a cidade de Pontianak e para a regência de Landak em Kalimantan Ocidental.
West Kalimantan ocupa o sexto lugar nacional no nível mais elevado de população de suínos domésticos, com 80% deles em granjas de pequenos agricultores que seguem padrões agrícolas tradicionais. No entanto, ainda falta a implementação da biosseguridade na região.
Espera-se que o CABI seja replicado em outras regiões para proteger a indústria suína no país e melhorar de forma sustentável os sistemas sanitários animal da Indonésia.
30 de abril de 2024/ FAO.
https://www.fao.org/