O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) capacitou três turmas de médicos veterinários em vigilância de síndromes hemorrágicas dos suínos e colheita e envio de material para diagnóstico. Foram treinados médicos veterinários de todas as Unidades Regionais de Supervisão, proporcionando capilarização do conhecimento, que será replicado entre os profissionais.
Durante o curso foram abordados temas como o Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos e escopo de doenças do referido Plano, fluxo de atendimento de suspeita de doenças hemorrágicas, desde a notificação, teoria dos métodos de sacrifício de suínos, necropsia e colheita e envio de amostras e o Plano de Contingência. Na qualificação, os profissionais ainda puderam revisar, praticar e trocar informações sobre técnicas de necropsia e colheita de amostras direcionada para diagnóstico de doenças hemorrágicas.
O treinamento contou com a parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Fundo de Sanidade e Desenvolvimento da Suinocultura Mato-Grossense (FSDS).
25 de outubro de 2021/ Governo do Mato Grosso/ Brasil.
http://www.mt.gov.br/