Um dos assuntos a serem discutidos durante o próximo Conselho de Ministros da União Europeia é a importação de cereais da Ucrânia.
Segundo palavras do ministro da Agricultura espanhol, Luis Planas, durante a reunião do Conselho Consultivo para a Política Agrícola, na qual discutiu com os conselheiros das comunidades autónomas os assuntos que vão ser tratados no Conselho de Ministros da União Europeia da próxima semana, a renovação da Iniciativa do Mar Negro é essencial para garantir a segurança alimentar e conter a volatilidade dos preços das commodities.
O ministro indicou que a Espanha transmitirá à Comissão Europeia a necessidade de direcionar esforços para manter desbloqueados os escoamentos de grãos dos portos ucranianos. Conforme precisou, a incerteza nos mercados agrícolas continua alta, esperando que se chegue a um acordo para a renovação da Iniciativa do Mar Negro, tema essencial para garantir a segurança alimentar e conter a volatilidade dos preços das matérias-primas.
No dia 17 de março termina o atual acordo, que foi prorrogado por quatro meses, para exportar grãos e fertilizantes a partir de portos ucranianos. Representantes da ONU e do governo russo realizam consultas em Genebra para sua renovação.
13 de março de 2023/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es