X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Impacto da PSA no mercado de carne suína da República Dominicana de acordo com o USDA

De acordo com estatísticas oficiais do Ministério da Agricultura, a produção local de carne suína diminuiu 15% desde que a PSA foi detectada na República Dominicana, passando de 100.830 toneladas em 2021 para 85.444 toneladas em 2023. Se estes forem considerados, os volumes de importação durante esse período, o declínio na produção provavelmente será ainda maior.

25 Novembro 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Produção

De janeiro a junho de 2024, a produção local aumentou 1% em relação ao mesmo período do ano passado. Alguns produtores de suínos, especialmente os familiares inicialmente afetados pela PSA, estão em processo de repovoamento das suas granjas, o que influenciará positivamente a produção local no futuro.

A República Dominicana possui duas grandes associações de produtores de suínos: a Associação Dominicana de Suinocultores (ADOGRANJA), que é formada pelos maiores produtores do país, e a Federação Dominicana de Produtores de Suínos (FEDOPORC), um grupo de produtores de pequeno porte. produtores formais pequenos e médios. Estima-se que ambas as associações abranjam entre 350 e 400 granjas comerciais que fornecem aproximadamente 70% da produção local de carne suína (aproximadamente 60.000 toneladas por ano).

Gráfico 1. Produção de carne suína na República Dominicana.
Gráfico 1. Produção de carne suína na República Dominicana.

Fuente: dados de MOA

Aproximadamente 20.000 pequenos produtores, espalhados por todo o país, fornecem o restante do abastecimento local, ou seja, 15.000 MT. Na maioria dos casos, o sustento destes agricultores e das suas famílias depende da sua capacidade de vender dois ou três suínos por mês.

Importações

Com o declínio da produção local de carne suína, as importações de carne suína e produtos suínos para a República Dominicana atingiram níveis recordes desde 2021. Em 2023, as importações atingiram 101.324 toneladas, um aumento de 153% em relação às 40.084 toneladas importadas em 2020. Em junho de 2024, as importações atingiram 56.464 MT, um aumento de 3% em relação a mesmo período do ano passado, indicando a possibilidade de mais um ano recorde de importações.

Os Estados Unidos fornecem a maior parte da carne suína importada para a República Dominicana. De 2019 a 2023, os Estados Unidos forneceram em média 94% (61.748 toneladas) de carne suína e produtos importados pela RD. Além disso, apesar de não estar presente no mercado de carne suína dominicano antes de 2023, o Brasil começou recentemente a fornecer quantidades significativas de carne suína ao país. Durante o primeiro semestre de 2024, o Brasil forneceu 6.642 toneladas de carne suína para a RD.

Preços

Os preços da carne suína têm aumentado de forma constante na República Dominicana desde que a PSA foi detectada em julho de 2021, de acordo com dados do Ministério da Agricultura. Em junho de 2024, os preços médios de varejo da carne suína atingiram US$ 2,36/libra, um aumento de 10% em relação a julho de 2021, US$ 2,14/libra.

As autoridades dominicanas estão tentando estabilizar os preços da carne suína no mercado local com um aumento nas importações. O Programa Pledge é um apoio financeiro em que o Governo cobre os custos de armazenamento e fornece financiamento de baixo custo aos produtores tendo o produto como garantia.

19 de novembro de 2024 | USDA | Estados Unidos. https://www.usda.gov/

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados