Com o objetivo de atender às orientações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que emitiu alerta orientando os estados a aumentarem a vigilância para prevenir a entrada da Peste Suína Africana (PSA) no Brasil, a Iagro definiu as estratégias de prevenção que serão implementadas em Mato Grosso do Sul.
As ações de caráter preventivo acontecerão nos próximos dias nas regiões de fronteira internacional e divisas estaduais. Na ocasião, os profissionais irão realizar a distribuição de material educativo e orientar a população nas barreiras e em propriedades rurais de maior risco.
O Mapa vem adotando as providências necessárias e já emitiu alerta para a atuação dos setores de controle de importações, da vigilância agropecuária internacional e dos serviços oficiais de saúde animal, após ocorrências de Peste Suína Africana na República Dominicana. A chegada da PSA ao continente americano aumenta o estado de atenção com intensificação das medidas para prevenir a introdução da doença no Brasil.
No Brasil, a doença foi introduzida em 1978 no estado do Rio de Janeiro, por meio de resíduos contaminados de alimentos provenientes de voos internacionais com origem em países onde a doença estava presente. A última ocorrência de PSA no Brasil foi registrada no estado de Pernambuco, em novembro de 1981, e as medidas aplicadas pelo serviço veterinário oficial brasileiro permitiram a erradicação da doença em todo seu território e a declaração de país livre de PSA em 1984.
13 de agosto de 2021/ IAGRO/ Brasil.
https://www.iagro.ms.gov.br/