No âmbito do sistema de vigilância da PSA criado pelo governo de Hong Kong, foi encontrado um javali debilitado na área perto de Tai Lam Wu, Sai Kung. Após a morte do javali foram colhidas amostras da carcaça para testes. Os resultados foram positivos para o vírus da PSA.
O Departamento de Agricultura, Pescas e Conservação de Hong Kong continuará monitorando as mortes de javalis que merecem atenção e a mantendo vigilância da população de suínos selvagens. Existe uma granja suinícola situada a três quilômetros do local afetado. O Departamento organizará uma inspeção veterinária a esta granja e, se necessário, fará o acompanhamento. Neste momento, não se encontra nenhuma granja suinícola afetada por este caso. O Departamento tem estado a monitorizar monitorado de perto o estado sanitário dos suínos em todas as granjas locais e serão colhidas amostras para testes, se necessário.
A PSA nunca tinha sido notificada em Hong Kong até Maio de 2019, quando um suíno importado da China deu positivo no frigorífico de Sheung Shui. Posteriormente, o primeiro caso de javali foi confirmado em Fevereiro de 2021, o primeiro caso de suínos domésticos foi relatado em Setembro de 2021 e um novo caso de javali foi confirmado pelas autoridades sanitárias em Janeiro passado.
2 de Junho de 2022/ OMSA.
https://wahis.woah.org