X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Granjas sustentáveis de suínos em MS transformam dejetos em energia

Apostando na pegada do Carbono Neutro e nas metas do Governo do Estado de atingir esta certificação até 2030.

15 Fevereiro 2022
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Campo Grande (MS) - Imagine produzir carne suína de alta qualidade, reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera e ainda gerar a sua própria energia elétrica. Pois isso já é realidade na suinocultura de Mato Grosso do Sul, onde granjas já transformam o gás metano de dejetos de suínos em energia elétrica. A ideia de aliar sustentabilidade à produção de suínos sul-mato-grossense é fomentada pelo Governo do Estado, por meio do subprograma Leitão Vida, administrado pela Semagro (Secretaria de Produção Meio Ambiente e Agricultura Familiar). E mais a iniciativa reforça a estratégia do Governo em conseguir se tornar Estado Carbono Neutro até 2030.

Em Mato Grosso do Sul, das 250 granjas cadastradas no subprograma Leitão Vida, do Governo do Estado, 110 possuem biodigestores que evitam a liberação do gás metano produzido pelos animais na natureza. Mas a novidade é que 29 propriedades já transformam este biogás em energia elétrica por meio de queima, gerando milhares de quilowatts/hora por ano. Isso daria para abastecer uma cidade com pouco mais de 5 mil habitantes durante um ano. As demais evitam que o metano seja liberado na natureza.

Apostando na pegada do Carbono Neutro e nas metas do Governo do Estado de atingir esta certificação até 2030, a Semagro deve ampliar as ações de fomento dentro da atividade, por meio de incentivos já previstos no Leitão Vida. De acordo com dados elaborados pela Coordenadoria de Pecuária da secretaria, atualmente as granjas cadastradas no subprograma produzem 6,5 bilhões de litros de dejetos de suínos, que se fossem convertidos em gás metano seriam capazes de produzir milhares de quilowatts ano energia elétrica.

14 de fevereiro de 2022 /SEMAGRO /Brasil.
https://www.semagro.ms.gov.br

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 153760 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags