Missão comercial realizada pelo Governo de Minas, por meio das secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento Econômico (Sede), promoveu o encontro do setor mineiro de carne suína com o setor de supermercados, indústrias e frigoríficos argentinos, com o objetivo de buscar novos mercados, ampliar canais de comercialização entre empresas de ambos os países e diversificar a pauta de exportações de estado.
Realizado entre os dias 16 e 17 de maio, na Embaixada Brasileira em Buenos Aires, o evento teve a presença de seis empresas mineiras, e contou com a parceria da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg).
Mercado Argentino
Durante o encontro, o chefe da missão comercial na Embaixada do Brasil em Buenos Aires, apresentou a contextualização econômica da Argentina. Segundo sua análise, tem havido um crescimento significativo no consumo de suínos e redução no consumo da carne bovina.
De acordo com os dados apresentados, o consumo de carne suína na dieta proteica dos argentinos saltou de 7,9% em 2000 para 14,5% em 2021. Entre os fatores que explicam esse crescimento estão a percepção do consumidor sobre a qualidade do produto e o contexto econômico e de inflação no país.
18 de maio de 2022 /SEAPA MG / Brasil.
http://www.agricultura.mg.gov.br