X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Governo Catarinense regulamenta a produção de Linguiça Blumenau

Mais um produto tipicamente catarinense poderá conquistar o mercado nacional. A intenção é obter a Identificação Geográfica e preservar a tradição catarinense.

Foto: Divulgação / Luiz Antônio Bergamo - Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de SC. 
Foto: Divulgação / Luiz Antônio Bergamo - Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de SC. 
24 Agosto 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Mais um produto tipicamente catarinense poderá conquistar o mercado nacional. A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural aprovou Norma Interna Regulamentadora que estabelece a identidade e requisitos mínimos de qualidade para produção de Linguiça Blumenau. A intenção é obter a Identificação Geográfica e preservar a tradição catarinense.

A regulamentação do Governo do Estado é necessária devido a características únicas da produção, que diferem de outros tipos de linguiça, principalmente com relação aos parâmetros físico-químicos (gordura, umidade e proteína). Para ser considerada Linguiça Blumenau é necessário utilizar, por exemplo, carne suína nobre (paleta, pernil, lombo e sobrepaleta), submeter o produto à defumação exclusivamente natural e manter seu formato de “ferradura”.

A proposta da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) foi elaborada em conjunto pelo Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Cidasc, contando com a participação da Secretaria da Agricultura, empresas da região do Vale do Itajaí e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Todo sistema de produção deve seguir a tradição dos imigrantes europeus que se instalaram no Vale do Itajaí a partir de 1900 e adaptaram as receitas de sua região de origem. A Norma Interna Regulamentadora traz ainda os ingredientes permitidos na produção, as características sensoriais e de qualidade.

Os estabelecimentos terão o prazo de 120 dias para se adequarem à norma estadual. É importante ressaltar que, visando resguardar a saúde pública e, conforme legislação que trata do tema, a Linguiça Blumenau somente poderá ser produzida e comercializada por estabelecimentos que possuem o Serviço de Inspeção Oficial - municipal, estadual ou federal (SIM, SIE ou SIF, respectivamente).

Agosto de 2020 / Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina / Brasil.
www.agricultura.sc.gov.br

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista