O Estado de Goiás mantém o status de área livre da Peste Suína Clássica, o que ficou evidenciado após as ações realizadas pela Gerência de Sanidade Animal da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), com base nas recomendações técnicas definidas no Plano Integrado de Vigilância em Doenças de Suínos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As atividades abrangeram vigilância clínica e vigilância sorológica, etapas que foram concluídas neste mês de junho.
As ações do Plano Integrado de Vigilância em Doenças de Suínos foram conduzidas em Goiás pela Coordenação do Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos (PESS). Foram selecionadas propriedades para amostras em municípios abrangidos pelas 12 Unidades Regionais da Agrodefesa, em todo o Estado. Foram selecionadas 164 propriedades para Vigilância Sorológica, sendo 88 não tecnificadas e 76 granjas.
Já na parte de Vigilância Clínica, foram selecionadas 129 propriedades, sendo 75 não tecnificadas e 54 granjas. Também foram analisadas 50 amostras de soro de javalis repassadas por agentes de controle autorizados pela Ibama em Goiás e cadastrados na Agrodefesa.
30 de junho de 2022 /AGRODEFESA /Brasil.
https://www.agrodefesa.go.gov.br