O surto de Peste Suína Africana (PSA), confirmado no dia 25 de Maio, em Forchheim (Baden-Württemberg), é o primeiro a ser identificado na fronteira ocidental da Alemanha. A cidade está situada a 6 km da fronteira francesa do outro lado do Reno.
O surto foi localizado numa granja com 35 suínos criados ao ar livre. Toda a granja foi despovoada e não foram identificados casos entre a vida selvagem circundante.
A fim de proteger o território francês, o Ministério francês da Agricultura e Soberania Alimentar anunciou o reforço da vigilância sanitária dos animais selvagens e apela ao cumprimento rigoroso das medidas de biossegurança por parte dos profissionais do setor da suinicultura.
As medidas previstas no Plano de Prevenção da PSA, desenvolvido em Fevereiro de 2022 pelo Ministério da Agricultura e Alimentação, são:
- reforço da vigilância da vida selvagem;
- recenseamento de todos os criadores de suínos e javalis, em particular das granjas agrícolas e de reprodução;
- avaliar e apoiar as medidas de biossegurança nas granjas agrícolas.
O Ministério da Agricultura recorda a importância de implementar as mais rigorosas medidas de biossegurança tanto nas granjas como nos meios de transporte, em particular a partir da nova zona alemã de surtos. Os animais/alimentos não devem ter qualquer contato com javalis. As regras de rastreabilidade devem ser estritamente observadas.
Todos os profissionais e serviços estatais foram informados sobre esta situação e irão reunir num formato de célula de crise para recordar a vigilância coletiva ou mesmo discutir o reforço da ação do Estado.
27 de Maio de 2022/ Ministério da Agricultura e Soberania Alimentar/ França.