Como parte da Résavip - rede nacional de vigilância para vírus influenza A detectados em suínos (VIP), um número recorde de amostras foi coletado no terceiro trimestre de 2020.
A taxa positiva das amostras também foi particularmente elevada (acima de 60% contra um pouco menos de 50% normalmente).
Enquanto as proporções das diferentes linhagens de VIPs eram bastante estáveis desde a criação do Résavip em 2011, ocorreu uma mudança em 2020, onde a proporção do subtipo H1N2 aumentou enquanto a proporção de H1N1, predominantemente anteriormente, diminuiu.
Como tem acontecido desde o início de 2020, a linhagem H1N2 foi majoritária no terceiro trimestre entre os vírus identificados. A informação transmitida pelo NRL após o sequenciamento (NGS) dos vírus H1N2 mostra que a grande maioria das cepas são do genótipo #E e não do genótipo #F descrito no boletim epidemiológico ANSES (BE) no início deste ano. Um novo artigo no BE está sendo preparado para fornecer uma síntese mais completa. Além disso, um novo vírus foi detectado no Norte, o vírus H1pdmN2.
Novembro de 2020 / Plataforma ESA / França.
https://www.plateforme-esa.fr