Embora as áreas prioritárias de vacinação fossem anteriormente aquelas com casos ativos de peste suína africana (PSA), o Departamento de Agricultura lançará sua vacinação controlada pelo governo em zonas não vermelhas, ou áreas sem casos ativos de PSA.
Isso ocorreu após a emissão da Circular Administrativa (AC) nº 13 do Departamento de Agricultura em 19 de novembro, alterando as diretrizes sob AC nº 5 e 8, que pretende abordar baixas taxas de participação e lacunas no protocolo de implementação existente e ajudar a mitigar o impacto da PSA no setor pecuário do país.
Sob AC 13, a vacinação contra PSA será permitida em barangays sem casos ativos de PSA por pelo menos 40 dias e/ou com evidências de vigilância negativa para PSA em zonas vermelhas (infectadas) e/ou rosas (tampão).
Em 22 de novembro, havia 369 barangays sob zonas vermelhas na Região Administrativa de Cordillera, Ilocos, Luzon Central, Calabarzon, Mimaropa, Bicol e Soccsksargen.
O Departamento de Agricultura também está se preparando para distribuir 150.000 doses de vacinas vivas AVAC, após a conclusão de 10.000 doses de vacinas adquiridas emergencialmente.
28 de novembro de 2024/ Agência de Notícias das Filipinas/ Filipinas.
https://www.pna.gov.ph