O objetivo da Parceria Quadripartido é alcançar juntos o que nenhum setor pode alcançar sozinho, e é composta por quatro grandes agências: a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Mundial para a Saúde Animal (OMSA) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Sublinhando a necessidade de maior colaboração e compromisso em traduzir a abordagem One Health (Saúde Única) em ação política em todos os países, os chefes da Parceria Quadripartida estimulam todos os países e principais partes interessadas a promover e empreender as seguintes ações prioritárias:
- Priorizar a abordagem One Health na agenda política internacional, aumentar a compreensão e defender a adoção e promoção de uma melhor governança intersetorial da saúde.
- Fortalecer as políticas, estratégias e planos nacionais de One Health, custeando e priorizando de acordo com o Plano de Ação Conjunto da Parceria Quadripartida One Health, para incentivar uma aplicação mais ampla em todos os setores relevantes e em todos os níveis.
- Acelerar a implementação dos planos One Health, incluindo o apoio à governança nacional e mecanismos de coordenação multissetorial, desenvolvendo análises de situação, desenvolvendo classificações de partes interessadas, estabelecendo prioridades e definindo parâmetros para estruturas de monitoramento e avaliação “One Health”.
- Criar equipes de trabalho intersetoriais especializadas em “One Health” que possuam as competências e habilidades necessárias para prevenir, detectar, controlar e responder às ameaças à saúde de forma oportuna e eficaz, promovendo a formação prévia conjunta no serviço e a formação contínua dos equipes de trabalho em saúde humana, animal e ambiental.
- Reforçar e manter a prevenção contra pandemias e ameaças sanitárias na sua origem, centrando-se nas atividades e locais onde aumenta o risco de contágio zoonótico entre animais e humanos.
- Promover e fortalecer a criação e intercâmbio de conhecimentos e evidências científicas, pesquisa e desenvolvimento, transferência de tecnologia, intercâmbio e integração de informações e dados relacionados com a abordagem One Health e facilitar o acesso a novos instrumentos e tecnologias.
- Aumentar o investimento e o financiamento das estratégias e planos One Health e garantir uma maior implementação em todos os níveis, incluindo o financiamento para prevenir ameaças à saúde na sua origem.
27 de março de 2023/ FAO.
https://www.fao.org