A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) anunciou o lançamento de uma nova iniciativa orientada para a ação e centrada no país para reduzir a necessidade de antimicrobianos nas granjas, no meio da crescente ameaça representada pela Resistência Antimicrobiana (RAM) nos alimentos e setor agrícola, impactando a saúde dos animais terrestres e aquáticos, as plantas e o ambiente e causando perdas econômicas significativas aos agricultores em todo o mundo.
A iniciativa, Reduzir a necessidade de antimicrobianos nas granjas para a transformação sustentável dos sistemas agroalimentares (RENOFARM), visa fornecer aos países apoio político, assistência técnica, capacitação e compartilhamento de conhecimento para ajudar a reduzir a necessidade de antimicrobianos na produção pecuária, priorizando a saúde animal. e bem-estar, mitigando o impacto ambiental e melhorando a segurança alimentar e nutricional, ajudando assim a alcançar a Agenda 2030 e os seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Trabalhando em conjunto com governos, agricultores, organizações do setor privado e da sociedade civil e outros intervenientes, promoverá os “5 Gs” ao nível das granjas agrícolas: Good Health Services, Good Production Practices, Good Alternatives, Good Connections, and Good Incentives (Bons Serviços de Saúde, Boas Práticas de Produção, Boas Alternativas, Boas Conexões e Bons Incentivos).
O objetivo da FAO é implementar a iniciativa em mais de 100 países, em alinhamento com os seus parceiros sob a abordagem Quadripartite One Health - a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH). .
25 de abril de 2024/ FAO.
https://www.fao.org