Com uma doação de US$ 1 milhão da Iniciativa de Pesquisa Agrícola e Alimentar do Instituto Nacional de Alimentos e Agricultura (NIFA) do USDA, cientistas da Universidade Estadual de Iowa e seus colaboradores da Universidade Estadual de Dakota do Sul, Universidade de Minnesota, Universidade Estadual de Kansas, Laboratório de Diagnóstico e Doenças Animais de Ohio, e a Universidade de Purdue estão aproveitando o Sistema de Notificação de Doenças Suínas (SDRS) para detectar rapidamente novas estirpes de PRRSV. Eles lançaram uma ferramenta única baseada na web chamada SDRS BLAST Tool (BLAST - Basic Local Alignment Search Tool) que permite aos veterinários, produtores e outros utilizadores comparar sequências genéticas de PRRSV com aquelas do Sistema de Notificação de Doenças Suínas.
O sistema coleta, agrupa e monitora dados de diagnóstico de nove agentes infecciosos nos plantéis suínos dos EUA, mantendo a propriedade confidencial, o produtor, o sistema de produção, o veterinário e o laboratório participante.
Os pesquisadores disseram que a ferramenta BLAST tem flexibilidade para ser adaptada para receber sequências de outros patógenos como a Peste Suína Africana (PSA).
29 de abril de 2024/ USDA/ Estados Unidos.
https://www.nifa.usda.gov